Curso Lato Sensu

Solenidade de assinatura do convênio entre a AAL e a UNICID.

Assinatura do convênio: Ib Gatto Falcão, presidente da AAL e o reitor da Unicid Rubens Lopes Cruz

Senador Renan Calheiros e Deputado Federal Rogério Teófilo, assinam como testemunhas

Reitor Rubens Lopes Cruz em entrevista

O JORNAL, de 20.08.2000

Vice-Reitor da Universidade de São Paulo, UNICID, Rubens Lopes Cruz, cuja presença em Maceío, dia 17 de agosto de 2000, mereceu, no O JORNAL, de 20 de agosto, a seguinte manchete: "AAL fará curso de pós-graduação junto com universidade paulista", na página Serviços, com as seguintes palavras frutos de entrevista:

"Desde o ano passado, a Academia Alagoana de Letras ( AAL) desencadeou um processo inédito de modernização e aproximação com a comunidade. Dando continuidade a essa linha democrática de trabalho, o presidente da casa dos imortais alagoanos, professor Ib Gatto Falcão, acaba de firmar convênio com a Universidade Cidade de São Paulo ( Unicid) para realização do curso de pós-graduação lato sensu em Literatura Brasileira.

De acordo com o vice-reitor da Unicid, professor Rubens Lopes Cruz, que esteve em Maceió para a assinatura da parceria entre as duas instituições, o curso terá a duração de 360 horas e será ministrado por professores-doutores da universidade paulista e da Universidade Federal de Alagoas ( UFAL ).

"O curso é reconhecido pelo Ministério da Educação  e será coordenado pelas professoras Ana Gracinda, da Unicid, Enaura Quixabeira ( Ufal ) e pelo próprio Ib Gatto Falcão, um dos nomes mais respeitados da educação brasileira"

O início das aulas ainda não foi definido, mas o professor Ib Gatto garante que devem começar este ano, sendo realizadas no prédio anexo da sede da AAL, na praça Deodoro. "Nossa meta é proporcionar uma melhor formação aos jovens, é abrir os horizontes para aqueles buscam o conhecimento", ressalta o presidente da AAL. "Esse é o primeiro de uma série de cursos que a Academia vai oferecer à comunidade Alagoana".

Segundo ele, serão oferecidas 35 vagas e os interessados passarão por uma criteriosa seleção, que vai desde a análise de currículos até o objeto de estudo proposto. Para dar oportunidade a todos, a AAL vai oferecer 11 bolsas para aqueles candidatos com capacidade intelectual, mas que não podem custear as despesas do curso. Estamos transformando a Academia numa agência social, prestadora de serviços à comunidade", adianta Ib Gatto.


Deu na Gazeta de Alagoas, dia 18.08.2000

rubem.jpg (43669 bytes)

Presença do Vice-Reitor Rubens Lopes da Cruz, da Universidade Cidade de São Paulo, UNICID, em Maceió, inicia curso de pós-graduação na Academia Alagoana de Letras. Na foto o presidente Ib Gatto, da academia, ladeado    à esquerda pela jornalista Ana Luísa Collor de Melo, e à direita pelo reitor, num encontro na Gazeta de Alagoas, em 17 de agosto de 2000

Algumas palavras,segundo Vice-Reitor Rubem Lopes Cruz:  o curso de pós graduação em Literatura, em Maceió, fruto de convênio assinado entre a UNICID e a Academia Alagoana de Letras, é legal porque aquela universidade tem prerrogativas para referendar pós-graduação lato sensu , conforme resolução 03, de outubro de 199, do Conselho Nacional de Educação. E acrescenta: "Para nós é uma honra celebrar este convênio em Maceió. O curso terá carga horária de 300 horas, seguindo o sistema de módulos., e os professores são doutores, sendo o curso reconhecido pelo MEC". O presidente Ib Gatto declarou: "Nosso objetivo é abrir os horizontes para os mais novos. E já conseguimos 11 bolsas de estudos junto ao empresariado alagoano. O total de alunos previstos é de 35 vagas. Na coordenação do curso estaremos eu, a professora Enaura Quixabeira, da Academia Alagoana de Letras e a professora Ana Gracinda, da Unicid".

A sessão solene da Academia Alagoana de Letras, na noite de 17.08.2000, ocasiào da assinatura do convênio entre a AAL e a UNICID, ainda teve como acontecimento importante a entrega de título de Sócios Beneméritos ao senador REnan Calheiros e ao deputado estadual Rogério Teófilo. O primeiro por haver desenvolvido esforços no sentido de  considerar e tornar a Academia como de utilidade pública, fato ocorrido em janeiro de 1999, quando Ministro da Justiça. E o segundo, por haver aprovado proposta, junto à Assembléia Legislativa de substancial ajuda financeira junto ao Governo do Estado, quando governador o Dr. Ronaldo Lessa.

Ambos os sócios beneméritos falaram agradecendo a homenagem. O senador Renan Calheiros enfatizou, na sua fala, que "está na hora do Plano Real começar a tratar o cidadão brasileiro não apenas como número, equação, mas como ser social cujo conteúdo humano precisa ser considerado, respeitado"

Os novos sócio beneméritos foram saudados pelo decano da Academia, sócio efetivo Humberto Cavalcante.

Na foto abaixo o instante no qual o senador Renan Calheiros agradecia o título recebido

 

O senador, discursando. Ib Gatto, presidente da sessão, ao centro, tendo à sua direita o deputado Rogério Teófilo. Foto publicada pelo O JORNAL, dia 18.08.2000

Volta